sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ficha Globalizante 3

1. O que entendes por “Mão Invisível”?
R:
O contributo de Adam Smith para o desenvolvimento da teoria económica é unanimemente consideradocomo fundamental, sendo mesmo considerado o "pai" da Economia. Um dos grandes contributos de AdamSmith foi o alcançar de uma explicação acerca da forma como numa economia de mercado o interessepróprio racional possibilita o atingir do máximo bem-estar económico de todos os agentes. Esse fenómenoacontece pela ação de um mecanismo que Smith denominou de "mão invisível" e que corresponde a umconceito fundamental no âmbito da economia de mercado.
A existência de uma benévola "mão invisível" tal qual preconizado por Adam Smith resulta do facto de osagentes económicos, numa economia competitiva, terem de produzir algo com valor de forma a poderemauferir um rendimento. Esse valor corresponde àquele que é percecionado pelos outros indivíduos quepossam vir a adquirir o bem ou serviço em causa. Em suma, Smith prevê a ocorrência de ganhos para asduas partes envolvidas numa transação, pelo que se o desenvolvimento da atividade de cada indivíduo forfeito no sentido de criação do máximo valor, mesmo tendo em conta que o interesse a ela subjacente épessoal, vai proporcionar a maximização do bem-estar dos restantes indivíduos e, em última instância, dasociedade em geral. Aliás, apesar de prosseguir o seu interesse individual e não tendo sequer em vista ointeresse da comunidade, um indivíduo que cumpra as condições atrás referidas acaba por propiciarfrequentemente à sociedade um benefício superior ao que propiciaria se voluntariamente o tentasseconceder.

 
2. Sob certas condicionantes restritivas, uma economia concorrencial é eficiente. Explicita o que se entende por uma economia produzir eficientemente. 
R: Adam Smith descobriu uma propriedade notável de uma economia de mercado concorrencial. Em concorrência perfeita e não existindo falhas de mercado, os mercados irão extrair, dos recursos disponíveis, tantos bens e serviços úteis quantos os que forem possíveis. Mas quando os monopólios, a poluição ou idênticas falhas de mercado se tornam preponderantes, podem ser destruídas as notáveis propriedades de eficiência da mão invisível.
3. Se a “Mão Invisível” funcionar eficientemente, a intervenção do Estado na economia quase de certeza que é prejudicial. Justifica. 
R: Se a mão invisivel funcionar corretamente, nas falhas de mercado, externalidades ao mercado ou repartição do rendimento, a doutrina da mao invisivel de Adam Smith deixa de funcionar e o governo será tentado a corrigir. Mas sem esses três factores, a mão invisivel de Adam smith funciona na perfeição, sem ser preciso  a intervenção do estado.
4. Identifica os três motivos que Samuelson refere de alcance limitado para a doutrina da “Mão Invisível”.
R: Falhas de mercado- tem a ver com os monopólios e outras formas de concorrencia imperfeita. Externalidades ao mercado- externalidades positivas como as descobertas cientificas e negativas como a poluição, repartição do rendimento- politica eticamente incorreta.


1. Explícita as principais funções económicas do Estado.
R:
O mercado não consegue sozinho garantir a eficiência, a equidade e a estabilidade, logo atingir esses objectivos é função do Estado.

2. Refere a corrupção como obstáculo à promoção da eficiência na economia. 
R:

3. Menciona limites à promoção da equidade por via fiscal, considerando a estória contada por um professor de Economia e o escasso número de contribuintes ricos.
R:

4. Identifica três falhas de mercado, e como o Estado deverá actuar para as minimizar, consultando a imagem abaixo.
R:



Sem comentários:

Enviar um comentário