terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Harry Potter e a Economia



No seguimento da proposta de trabalho “Harry Potter e a economia”, apresentamos os seguintes dados:


Casas (economistas/autores):
Características (principais obras):
Gryffindor - Karl Marx
Manifesto Comunista (1998);
O Capital (1867).
Ravenclaw - John Maynard Keynes
As consequências económicas da paz;
Tratado sobre a moeda.
Hufflepuff - Adam Smith
A teoria dos sentimentos morais (1759);
A riqueza das nações (1776).
Sly Therin - Alfred Marshall
Os princípios da economia.

Professora McGonagall: disciplina de transfiguração “Magias e Feitiços”.
Supondo-se que a procura corresponde à quantidade de varinhas que estão dispostos a comprar para fazer magia…



a)      Se quisermos explicar o efeito sobre a procura de uma diminuição/aumento do preço de varinhas, que “feitiço” utilizariam?

A lei que estabelece a relação entre a procura de um produto e a quantidade que é oferecida, a oferta, é a lei da oferta e da procura.
A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.



 
b)      Se, de repente, também se pudesse fazer magia com um caldeirão, que “feitiço” utilizariam para explicar o efeito produzido sobre a procura de varinhas mágicas?

Preço comunica valor. Se o produto custa mais, o consumidor cria expectativa de que tem muita qualidade. Se o produto é barato, o consumidor tende a achar que a qualidade não deve ser tão boa assim.

 
c)       Harry não recebe nenhum tipo de subsídios (receita) por parte da tia Petunia e do tio Vernon. No entanto, Hermion e Ron recebem uma coruja que lhes anuncia que o seu subsidio mensal vai aumentar. Que efeito utilizariam para explicar o efeito produzido na procura de varinhas e explicar a variação no rendimento de Hermion e Ron?

     Dinheiro vivo, cheques, transferências, etc.



   

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