quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

As relações de Portugal com a Áustria e a Eslovénia

Criação da União Europeia
Um dos principais objectivos da criação da União Europeia foi o facto de se querer cria um mercado continental livre, em que as pessoas e mercadorias circulassem na Europa sem qualquer restrição por fronteiras administrativas ou alfandegárias. Um dos efeitos da existência deste espaço de circulação livre é a intensificação do tráfego das mesmas, podendo-se actualmente chegar a qualquer lado do mercado comum sem qualquer tipo de controlo aduaneiro.

Adesão de Portugal à U.E.
Portugal aderiu à União Europeia em 1986, beneficiando da adesão ao ver um aumento das exportações, mas ainda do aumento de importações, que comprovam que a integração num mercado único pode não só favorecer uma economia, mas também pode ter um efeito negativo.
                         



Adesão da Áustria à U.E.
A Áustria aderiu à União Europeia no ano de 1995, até ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Áustria foi o centro de um vasto império que dominou grande parte da Europa Central durante vários séculos. O país é hoje uma República Federal constituída por nove Estados federados.

Adesão da Eslovénia à U.E.
A Eslovénia aderiu à União Europeia em 2004, uma das seis repúblicas que formavam a ex-Jugoslávia, a Eslovénia tornou-se independente em 1991 com a desintegração da Jugoslávia. O país faz fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia.



O mercado livre entre Portugal, Eslovénia e Aústria 
A estrutura das importações e exportações portuguesas foi-se alterando, sendo que em 2010, segundo a base de dados ‘Pordata’, os 5 produtos e serviços mais exportados foram: Serviço de transporte e armazenagem; Produtos têxteis, vestuário e de couro; Equipamento de transporte; Produtos alimentares, bebidas e da indústria do tabaco; Metais de base e produtos metálicos, excepto máquinas e equipamentos


Tabela 1
A tabela a cima apresenta-nos as importações e exportações mais importantes efetuadas por Portugal ao longo dos anos. Comparativamente com a Áustria, esta encontra-se no topo da tabela dos mais importadores e exportadores da União Europeia, apresentando valores bastantes elevados no que diz respeito a energias. A Eslovénia encontra-se a baixo da Áustria, com valores mais baixos.

Aumento das exportações portuguesas se dirigiu para destinos fora da UE
O ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, Rui Machete, destaca que o país aumentou as exportações para fora da União Europeia.
"Estamos empenhados em aumentar os fluxos de investimento com estas economias", declarou.

as exportações representam actualmente 41% do PIB, contra 28% em 2010, acrescentando que actualmente há cerca de 41 mil empresas exportadoras em Portugal, o dobro de há três anos.



Sem comentários:

Enviar um comentário